A transformação do homem através do Evangelho

Carira, SE, se encontra na região oeste do estado de Sergipe, a 116 km da capital, Aracaju. O nome do município é uma homenagem à índia chamada de mãe Carira. Na economia se registram produções agrícolas, pecuária e comercial. Além dos estabelecimentos comerciais, nas segundas-feiras, acontece uma das maiores feiras da região. É o maior produtor de milho do estado.

O trabalho missionário nesta cidade começou em 2010, com o missionário Luis Carlos Soares. Os 10 membros comungantes e 3 membros não-comungantes, além de outros 20 congregados, reúnem-se num templo “doado”, com capacidade para 100 pessoas, num bairro carente da cidade.

No dia 01 de junho de 2014, chegamos neste campo, juntamente com minha família, minha esposa Leide Mariana Alves Araujo, e nosso filho Isaque Willian, com cinco anos. Fomos recepcionados pelos irmãos, no templo e cultuamos ao Senhor, quando eu preguei a palavra em Mt. 28:11. Estamos aguardando a chegada do segundo filho, Matheus Henrique.

Nas minhas expectativas de trabalho estão: A transformação de homens, através do evangelho e do novo nascimento; estimular a Igreja para que seja auto sustentável e cumpridora da ordem de Jesus Cristo e que também seja abençoadora; finalmente, que seja uma igreja fiel na evangelização, na certeza de que o Senhor haverá de acrescentar os salvos por Ele escolhido.

As atividades desenvolvidas no campo são diversas. Durante a semana reunimo-nos no templo para oração, estudo doutrinário, EBD e culto de louvor e gratidão. Temos reuniões nos lares, visitação, evangelização com a distribuição de folhetos. Os meios estratégicos usados são: Reuniões mensais para tratar sobre “A Família no Altar de Deus”, onde selecionamos uma família da Igreja para orarmos durante todo mês pelos seus familiares, procuramos visitá-las em seus domicílios e convidar todos os seus membros para virem ao culto. Tenho usado o esporte para alcançar os adolescentes, nos reunindo aos sábados, para estudar a Bíblia, seguido do momento de futebol.  Na ação social realizamos “A Semana Social”, onde foram disponibilizados cursos nas seguintes áreas: violão, artesanato e informática. Entretanto, necessito de parceria, no quesito informática. Possuímos um espaço que está precisando concluir a sua reforma. Também precisamos de doações de computadores usados, para a realização de cursos profissionalizantes, com vistas, a alcançar a comunidade que é carente. Ela apresenta um alto índice de semianalfabetos, problemas familiares, alcoolismo, drogas e ausência de emprego.

No campo espiritual tivemos muitas experiências. Uma delas foi no período de discipulado, com duas irmãs, nas quais o Espírito Santo impeliu os seus corações e logo pediram para serem batizadas. Um outro caso foi de uma senhora, que antes gostava muito de ouvir músicas não cristãs e fumava muito. Quando visitava a Igreja, saía várias vezes para saciar o vício.  Mas, agora não tem mais essa vontade, graças à Deus. Ela está feliz. Seu filho, que andava com más companhias, mudou seu comportamento, após uma conversa que teve comigo. Resta agora completar a obra em seu coração.

Também temos a alegria de acompanhar um adolescente, muito participativo nos encontros, que conversando comigo em lágrimas, falou: “Pastor, meus colegas têm zombado de mim, meus pais também. Ficam dizendo ‘você vai ficar doido’, porque estou frequentando a Igreja. Mas, eu não vou desistir”. Então, confortei o seu coração, a luz do texto bíblico Lc. 14:26, explanando que Jesus disse: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, mãe, …não pode ser meu discípulo”. Disse para ele que seremos perseguidos e odiados. Se assim não for, algo está errado conosco. Voltei para casa alegre no Senhor!

Estas são algumas experiências, que me traz esperança em meio às dificuldades. Cristo está operando milagres e mostrando que é o dono da obra. Com estes testemunhos podemos ver  o avanço da obra neste lugar.

Vale ressaltar um pedido de uma necessidade do campo, que envolve oração, ação de pessoas e contribuição financeira, pois temos duas salas e uma cozinha em fase de acabamento, espaço para concretizar Projetos Sociais, na área musical e informática, aguardando a providência de Deus.

Sou grato ao Senhor, pelas suas infindas bênçãos!

Miss. Willian Carlos Araújo Freire