Entrevista com o Rev. Renato Rodrigues do campo de Rorainópolis – RR

 

Revista Ação Missionária: Aonde está?

Olá Irmãos, Graça e Paz. Sou Pr. Renato Rodrigues da Silva, missionário da JMN na cidade de Rorainópolis RR. Rorainópolis é uma cidade com cerca de 27 mil habitantes que fica ao sul do Estado a cerca de 300km da capital. Uma cidade hospitaleira, mas que enfrenta as dificuldades de uma cidade do interior do Estado. Ou seja, pouca infraestrutura, saneamento básico, ruas com buracos e sem calçamento, além é claro do desemprego. Não é uma cidade de predominância católica, o que particularmente vejo que dificulta o evangelismo, pois a cidade está repleta de igrejas pseudoevangélicas.

No entanto, a igreja presbiteriana na cidade tem crescido. Hoje temos cerca de 60 membros comungantes e não comungantes e todas as sociedades internas organizadas e funcionando para a glória do Senhor. Uma igreja vibrante e um povo comprometido com a Palavra e a obra do Senhor.

 

Revista Ação Missionária: Já teve experiência em outro campo da JMN?

Pela primeira vez estou tendo experiência em um campo missionário da JMN, particularmente estou agradecido a Deus por fazer parte desta grande e importante obra.

Estou maravilhado com a organização, zelo e responsabilidade com que a JMN trata os seus obreiros e os campos por ela jurisdicionados. Que o Senhor continue abençoando a IPB, para que continue com essa obra missionária.

 

Revista Ação Missionária: Como foi a adaptação da família em seu campo missionário?

Nossa adaptação ao campo não foi muito difícil, pois os irmãos foram e tem sido muito, amorosos e compreensivos com um casal que saiu de Juiz de Fora minas para o norte do Brasil. Nossa grande dificuldade foi a adaptação à cidade, acostumados com o ritmo de cidade grande onde as coisas do dia a dia começam e terminam mais tarde, tivemos que nos adaptar ao ritmo de cidade pequena em que as coisas começam e terminam mais cedo. Outra coisa que ainda estamos nos adaptando é o calor do estado, a alta temperatura tem sido uma dificuldade para minha esposa principalmente, mas Deus tem nos dado graça.

 

Revista Ação Missionária: Quais os pontos fortes do campo?

Poderia dizer que os pontos fortes do campo missionário em Rorainópolis hoje são pelo menos três:

  • O bom número de membros e o comprometimento da grande maioria deles com a igreja.
  • O fato do campo possuir o seu terreno próprio e recentemente aumentamos o templo onde estamosnos reunindo para os cultos. Essa obra trouxe mais conforto e ao mesmo tempo alegria para a igreja que se envolveu no trabalho.
  • E o terceiro fator positivo do campo aconteceu neste ano de 2017 com a organização da UPH, que demonstrou um despertamento nos homens da igreja para a responsabilidade de assumirem a liderança da futura igreja. Hoje contamos com pelo menos 10 homens fazendo parte da sociedade interna e que estão dirigindo estudos e liturgia dos cultos para a glória do Senhor.

 

Revista Ação Missionária: Quais os desafios para o ano de 2018?

Quanto aos desafios para o ano de 2018, eu também poderia dizer pelo menos três:

  • Continuar trabalhando com os homens no intuito de formar uma liderança masculina na igreja. O que pretendemos fazer com a eleição de uma mesa administrativa com apenas homens.
  • Formar um grupo de louvor na igreja. Alguns jovens precisam aprender a tocar instrumentos como violão, teclado, no entanto, precisamos de recursos financeiros para investir nos mesmos.
  • Temos também desafios na área estrutural da igreja: precisamos reformar nossos banheiros que estão em situação de não uso, terminar pelo menos mais duas salas para Escola dominical e concretar a entrada da igreja, pois quando chove os irmãos mais idosos têm dificuldades para entrar na igreja.

 

Rev. Renato Rodrigues