Sou o Rev. Adelvalmir Teodoro da Silva, tenho 54 anos e minha esposa Missionária Fatima Antonia Batista da Silva, de 52 anos. Temos duas filhas Jeniffer Kênia da Silva – 26 anos e Thamires Ludmila da Silva – 23 anos, e estamos no processo de adoção do pequeno Nicolas Dominike Quaresma Pinheiro, de apenas 2 anos e 8 meses. Nossas filhas moram em Contagem/MG. Estamos no campo da JMN na cidade de Lábrea.
Lábrea cidade com 133 anos e 44 mil habitantes. Está situada no meio da selva Amazônica, a 960 Km de Manaus, a capital. Os meios de acesso são: barco, avião ou transporte terrestre pela Transamazônica, Rodovia 230.

Lábrea tem suas peculiaridades, uma cultura com herança indígena em decorrência de ter nascido com a chegada do Seringueiro e do Garimpeiro. Contexto religioso diversificado, entre Católicos, Espíritas, Adventista, Testemunha de Jeová, Maçonaria e Evangélicos, sendo: 2 Igrejas Reformadas e 62 Igrejas Pentecostais e Neopentecostais. A Maçonaria predomina na cidade, principalmente no aspecto econômico, porque os principais empresários que dominam a economia da cidade são Maçons.
Chegamos na cidade de Lábrea, no dia 06 de janeiro de 2017, com o propósito de darmos continuidade ao trabalho iniciado pelo Rev. José Esmelindo e aqui consolidamos uma Igreja Presbiteriana.
Os desafios aqui são muitos e grandes, principalmente pelas restrições estabelecidas em decorrência da Pandemia que traz algumas limitações e deixa o desafio de nos adequarmos a essa nova realidade.

Aqui o povo é bem acolhedor, são muito simpáticos à mensagem do Evangelho, mas há uma grande dificuldade em assumir um compromisso com o Senhor e com a Igreja do Senhor. Os casais não são casados e tem filhos de mais de um relacionamento, os salários são baixos, a saúde pública é precária, o custo de vida é alto porque tudo vem de fora. Percebemos que há dificuldades de criar vínculos afetivos pois é muito forte a ideia de viver o presente. Geralmente as famílias não são tradicionais (marido, esposa e filhos). O modelo de família é diferente pois as pessoas vivem dentro de um contexto de muita prostituição, adultério, em decorrência, muitas crianças vivem com outras pessoas, avós ou tios e até estranhos. Muitas drogas, alcoolismo, muitas doenças, (Malária, filaria, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia, problemas de depressão e ansiedade etc.).

Nosso principal método é o relacionamento através do Evangelismo Estratégico Expansivo, onde buscamos criar vínculos, conquistar a confiança e assim falarmos de Jesus. Cremos que ao nos aproximar das pessoas conseguimos ter acesso às casas e às instituições para poder compartilhar sobre a salvação que há somente em Jesus.

Estamos bem conhecidos na cidade, isso facilita na visita aos empresários, cadeia, hospital, alguns ribeirinhos, algumas comunidades, escolas, conselhos Municipais e Secretarias, além do acesso a população. Hoje, temos limitações nas visitas em decorrência das medidas restritivas, aqui os casos de covid 19 tem aumentado.

Com a graça de Deus, queremos dar continuidade ao trabalho de capelania no hospital, escola, faculdade e delegacia, além do discipulado com líderes locais. Queremos aumentar os grupos familiares, realizar o discipulado de casais, desenvolver e consolidar as sociedades internas, junta diaconal, ministério de casais, evangelização, desenvolver o departamento infantil, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas pela JMN.

Somos imensamente gratos a Deus pelo privilégio e honra de servi-lo aqui na cidade de Lábrea.
Contamos com as orações de todos os irmãos, para que Deus nos dê graça, nos fortaleça e nos dê humildade, sabedoria e as estratégias para alcançar os corações de muitas pessoas aqui na cidade. Ore pelos irmãos da Igreja e pela cidade de Lábrea. Caso sentir o desejo de nos ajudar, seremos imensamente gratos.

No amor de Cristo,
Rev. Adelvalmir Teodoro e Missionária Fátima, Jeniffer, Thamires e Nicolas.
Campo Lábrea/AM