EDITORIAL

Caros leitores da Revista Novos Rumos da Junta de Missões Nacionais,

É com alegria que encaminhamos a segunda edição da série “Regiões do Brasil”, da nossa revista, desta vez com informações sobre a Região Sul.

Esta região possui 1.191 municípios divididos em três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além do agronegócio, a região também é conhecida pelos diferentes pontos turísticos e belezas naturais exuberantes, que atrai turistas de todo o Brasil como também do mundo.

Em contrapartida, é uma região de grandes desafios para a Igreja Presbiteriana do Brasil, onde podemos encontrar uma diversidade cultural muito visível, que vai da influência europeia aos indígenas, em Santa Catarina, muçulmanos no Paraná, latinos e muitos imigrantes de diferentes regiões do Brasil, espalhados por todos os estados. Muitos deles ainda não conhecem o verdadeiro evangelho de Cristo Jesus.

A Junta de Missões Nacionais e o Plano Missionário Cooperativo, mais especificamente no Rio Grande do Sul, têm trabalhado com afinco para plantar novas igrejas principalmente onde não há a presença de igrejas reformadas. Há muito trabalho que precisa ser realizado.

Das 1.191 cidades, cerca de 990 ainda não possuem uma Igreja Presbiteriana. Apesar de ser uma região com forte tradição cristã, onde predomina o catolicismo, por ter uma herança da imigração italiana e polonesa, há uma carência muito grande de Igrejas Reformadas, que preguem o evangelho genuíno, bíblico. Um dado muito importante que a igreja do Senhor precisa considerar é que dos 50 municípios mais católicos do Brasil, 28 estão localizados no Rio Grande do Sul.

Há muito que fazer! Colocamos diante de todos o desafio de orar pelo sul do país, para que as igrejas, presbitérios e sínodos se despertem e se envolvam ainda mais na plantação de novas igrejas, nas muitas cidades da região que carecem da luz de Cristo.

Apresentamos nesta revista, relatos de todos os campos da JMN nestes estados. São dados levantados, informações e pedidos de oração dos nossos missionários.

Convidamos o leitor e sua igreja para adotar um campo missionário e uma família missionária para oração. Incentivamos para que você seja parceiro na missão de plantar novas igrejas, pois “Juntos fazemos missões mais rápido e mais longe”.

 

Rev. Obedes Jr.

Secretário Executivo