O Norte Do Brasil: Um Vasto Campo Para Ser Alcançado

Povo amado de Deus, povo presbiteriano que ama Missões e busca conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos nossos missionários, por meio da revista missionária mais expressiva do Brasil, “Novos Rumos”.
Nesta edição apresentaremos a você servo de Deus, parte do trabalho Missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil, por meio da Junta de Missões Nacionais na plantação de Igrejas na região Norte do Brasil, pois juntos fazemos missões muito mais longe, muito mais fácil e muito mais rápido.
Louvamos a Deus pelo desafio de plantar Igrejas em regiões lindas, importantes e hospitaleiras como o norte do Brasil, com suas matas, suas peculiaridades e suas dificuldades de acessos e infraestruturas que se erguem como barreiras para tentar nos fazer desistir e esquecer. Mas como esquecer se há milhares de pessoas para se pregar o evangelho? Muitos precisam ouvir a mensagem para se converter a Cristo e fazer parte do Corpo.
Amigo leitor, essas dificuldades, peculiaridades e falta de infraestrutura das regiões, não foram mencionadas por Jesus como escusa para que se houvesse fosse motivo de esquecimento ou menosprezo, muito pelo contrário, Ele disse: “….até os confins da terra”.
Amamos o Norte do Brasil e com muito amor pelos habitantes da região estamos plantando Igrejas em Belo Jardim II AC, Novo Horizonte AP, Oiapoque AP, Feijó AC, Guajará AM, Lábrea AM, Abaetetuba PA, Cametá PA, Tome-Açu PA, Uruará PA, Tailândia PA, Tucumã PA, Migrantinópolis RO , Vale do Anari RO, Rorainópolis RR, Augustinópolis TO, e Tocantinópolis TO. Nesta região, enxergamos um vasto campo para ser alcançado e com a graça de Deus não mediremos esforços e nem recursos a nós disponíveis para investirmos na plantação de Igrejas Presbiterianas do Brasil através da nossa Junta de Missões Nacionais e parceiros, cujos corações sejam movidos a alcançar o Norte do Brasil.
Certa ocasião, o nosso Senhor, segundo Mateus 9.36 a 38 disse: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. “Grifo meu”, o Norte do Brasil é uma grande Seara, lá os trabalhadores são poucos. Jesus olhou para as multidões e compadeceu delas, assim como as multidões que vivem no Norte do Brasil. Igreja, vamos olhar para as multidões como Jesus olha e vamos orar como ele nos pediu.
Neste grande desafio de plantar Igrejas nesta região, é e sempre será a grande e privilegiada missão da Igreja de Cristo, sem omissões nem desculpas, mas com generosidade sem medida, dedicação perseverante, oração intensa, fidelidade na obra, amor a Deus e ao próximo.
O Norte do Brasil é infinitamente a região de mais difícil acesso do nosso país, tornando-se muitas vezes esquecida e desprezada por muitas igreja que preferem investir em outras regiões e até em outros países mas esquecem que precisamos também alcançar o Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e, sim, todo o mundo. O Evangelho precisa ser pregado em todo o mundo, mas não podemos deixar de olhar para esta região, tão esquecida e sofrida do nosso próprio país.
A Junta de Missões Nacionais está plantando Igrejas na Região Norte e destaco apenas duas, Uruará no Pará e Oiapoque no Amapá, cidades muito distantes e de acesso apenas em um período do ano. Parte dele fica isolado pelas condições que as chuvas torrenciais e estradas de barro na região amazônica trazem. Lá estão nossas famílias de missionários, Rev. Ozires e Raquel em Uruará e o Rev. Leonardo e Manoela no Oiapoque, com seus desafios transculturais em terras Brasileiras. São dois municípios do norte que tomo por exemplo, para clamar a nossa IPB para que olhe o vasto território norte brasileiro, como um grande campo a ser alcançado. Que as Igrejas do Brasil vejam o quanto é importante os seus dízimos enviados à Igreja Presbiteriana do Brasil e o dever de enviá-los.
O meu desejo é que os irmãos das nossas Igrejas orem pelo trabalho missionário no norte do país e se disponham a investir, enviando ofertas a Junta de Missões Nacionais para consolidação destes projetos e início de outros, para o crescimento da IPB e para a Glória do Senhor da Igreja que a todos chamou para serem missionários, cooperadores da Obra do Senhor (I Co. 3.9)

Rev Hamilton Rodrigues da Silva Rocha
Supervisor de campos da Junta de Missões Nacionais da IPB

Visite o nosso site: www.jmnipb.org.br ou baixe o nosso aplicativo nas lojas de aplicativos e conheça mais sobre o trabalho missionário no Brasil.