Olhando para a Bíblia e observando os movimentos de plantação de igrejas eficazes, em andamento no mundo, observamos alguns princípios universais: oração incessante e fervorosa; direção e dependência do Espírito Santo; total submissão a autoridade da Bíblia; semeadura abundante (pregação e ensino da Palavra, distribuição de literatura bíblica); discipulado pessoal e em pequenos grupos; visitação de casa em casa; treinamento de liderança leiga; urgência missionária com disposição de pagar o preço; e igrejas plantando novas igrejas.
Destacamos aqui, o discipulado. “Fazei discípulos” é o imperativo de Jesus, na “Grande Comissão” a toda sua igreja. Esta ordem não é para ser discutida, mas obedecida. Ela é divina, intransferível e honrosa. A formação de um discípulo abrange toda a sua vida, após a sua conversão. Dietrich Bonhoeffer diz: “Salvação sem discipulado é “Graça Barata”. Discipulado não é um curso, mas uma identidade espiritual. Juan Carlos Ortiz declara: “Discípulo é a pessoa que aprende a viver a vida que seu mestre vive. Discipulado é mais do que conseguir conhecer o que o mestre conhece. É conseguir ser o que ele é”. Fazer um discípulo significa produzir uma cópia de Jesus Cristo.
Por consequência, plantar igreja é fazer discípulos para Jesus e juntá-los numa igreja local. Plantar igreja é formar e treinar pessoas para seguirem a Cristo, ensinando-as a guardar tudo o que Ele ensinou (Mt. 28.18-20).
Plantar igreja é enxertar e regar a Palavra de Deus na vida das pessoas, no poder do Espírito Santo (1Co. 3.6-9). É trabalhar para que Cristo seja formado nas pessoas (Gl. 4.19). Plantar igreja é trabalhar árdua e exaustivamente para que pessoas alcancem a maturidade espiritual (Cl. 1.28-29). Fazer discípulos para Jesus é o trabalho de toda igreja, o tempo todo e até ele voltar.
Por tudo isso, a Junta de Missões Nacionais, entende que igrejas devem ser plantadas através do discipulado. Treinamento de discipulado é a estratégia bíblica e eficaz para plantar igrejas. Todos os nossos missionários foram treinados, instruídos, capacitados e munidos de recursos para fazer esse trabalho.

Esperamos de Deus, uma colheita abundante já este ano.

 


Rev. Arival Dias Casimiro
Presidente de JMN