Objetivo: Levantar no âmbito da IPB igrejas locais que se tornem parceiras da JMN/IPB com o propósito de plantar novas igrejas em cidades do Brasil onde não há trabalho presbiteriano e preferencialmente onde a presença presbiteriana na região for menos expressiva. Exemplos: Piauí, Alagoas e Rio Grande do Sul.
Modo de Cooperação: O projeto Cota-Missionária, tem como modo operante a divisão do custo de manutenção do campo no sistema de cotas entre os mantenedores (parceiros).
Exemplo:
CAMPO MISSIONÁRIO DE BARRAS – PI
Justificativas:
O Estado do Piauí é considerado o mais pobre dos estados da federação, também possui uma extensa área considerada árida. A presença presbiteriana é mínima e a maioria das igrejas são pequenas e com poucas condições financeiras de abrir novos campos e expandir para novos municípios. A JMN/IPB vem atuando no Piauí e atualmente possui em andamento três projetos custeados integralmente por ela e quatro outros projetos em parcerias
que precisam do aporte da JMN para alcançar a consolidação. A cidade de
Barras – PI é uma das cidades mais importantes do Norte do Piauí, e precisamos levantar parceiros para ver pela graça de Deus uma Igreja Presbiteriana em uma das mais sofridas regiões de nossa nação.
Barras
Piauí – PI
Histórico
Barras está localizado no centro de seis barras de rios e riachos, o que deu origem ao topônimo. A fundação ocorreu em meados do século XVIII, quando o Coronel Miguel Carvalho de Aguiar, natural do Estado da Bahia, iniciou a construção da primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, atualmente Padroeira da Cidade. Em 1759, o missionário Frei Manoel da
Penha, para uns, ou o Padre Gabriel Malagrida, para outros, em visita à localidade, conseguiu com um fazendeiro, e alguns fiéis, a conclusão da obra.
A capela constituiu a base para a formação do núcleo populacional, desenvolvido a partir da fazenda Buritizinho, e que, em 1809, se transformou na povoação de Barras, (com meia dúzia de casas de telha, dispersas na parte meridional). Sempre em torno das atividades religiosas, a povoação foi-se desenvolvendo; em 1815, formaram-se as primeiras ruas, seguindo-se a criação do Distrito de Paz, a construção do novo templo, a criação da
Freguesia, a elevação à categoria de Vila e, finalmente, por Decreto, a criação da Cidade, com a denominação de Barras do Marataoan.
Alguns dados do IBGE
População: 44.850 hab.
Área: 1.719,798 km
Bioma: Cerrado e Caatinga
Situação Religiosa
População residente, religião católica Apostólica romana: 40.420 pessoas
População residente, religião espírita: 62 pessoas
População residente, religiões evangélicas (Pentecostais e Neo-pentencostais): 3.525 pessoas
Planilha de Custos mensais:
Cotas:
Divisão de Cotas:
OBS: O valor da cota pode variar o valor de acordo com a categoria do plantador (Pastor ou Evangelista) e aluguéis de casa e templo.
OBS: As igrejas parceiras adotarão o número de cotas desejado, e assim participará diretamente na plantação da igreja na localidade escolhida e receberá da JMN as informações do andamento do campo.
Dados Bancários para Depósito:
Banco do Bradesco
Ag: 0595 – 9
C/C: 38270-1
Banco do Brasil
Ag:1849-x
C/C: 22379-4
OBS: Após depositado enviar a JMN o comprovante para identificação e emissão do recibo.