A congregação da Igreja Presbiteriana está localizada no Distrito de Migrantinópolis, com uma localização privilegiada no centro do distrito de frente para a linha que corta a cidade, a Rua Miguel Vieira Ferreira 3362 a 16 Quilômetros do Município de Novo Horizonte do Oeste – RO.
Além desse trabalho em Migrantinópolis, há outras duas congregações Presbiterianas na região. Uma na Cidade Vizinha de Nova Brasilândia do Oeste distante a 20 quilômetros e outra na Linha 144 Sul, distante 11 quilômetros. Abrangendo uma vasta região nos dois municípios de 2.546,454 Km2 com uma população de aproximadamente 33 mil habitantes com predominância econômica de classe média.
O trabalho começou há cerca de 30 anos. Enfrentou algumas dificuldades para consolidar e organizar a primeira IPB da região. Em 2018, foi celebrada a parceria da Igreja Presbiteriana de Rolim de Moura com JMN, com o compromisso de organizar a igreja em 5 anos e com a parceria viabilizou o sustento do plantador e manutenção do culto e assim o trabalho tem sido feito, com algumas restrições devido a pandemia do COVID 19.
Graças a Deus mesmo diante desta dificuldade e com o apoio da sede, construímos o barracão social e mais duas salas e um banheiro para melhor atender os irmãos e a sociedade no que for possível. Hoje contamos com 66 membros comungantes, 23 não comungantes e 7 discipulados.
O nosso alvo é até o final do próximo ano, 2022, organizar nossa primeira Igreja Presbiteriana na Região. Uma Igreja reformada, ativa na sociedade e missionária. Temos o desafio de organizar ainda neste ano uma SAF e uma UMP. Um dos nossos maiores desafios aqui foi convencer aos irmãos o valor que têm as sociedades internas, visto que, outros obreiros que passaram por aqui antes de nós, não dava o devido valor e graças a Deus os pensamentos negativos em relação a isso foi apequenado.
Pedimos oração para que Deus nos dê sabedoria para lidarmos com esta missão diante da pandemia, porque o trabalho ficou bastante restringido. Peço oração também para que Deus console a família de nossa finada irmã Gabriela Ramos de Araújo Barros, professora das crianças, violeira da equipe de louvor, moça muito disposta e uma grande auxiliadora nos eventos da igreja, foi acometida pela COVID 19 e aos 23 anos veio a falecer em menos de duas semanas, após testado positivo. A família e a igreja sofrem essa grande perda.

Missionário Alexandre Tavares Lopes