Entrevista com o Rev. Adevalmir Teodoro da Silva do campo de Lábrea – AM

Revista Ação Missionária: Aonde está?

Lábrea é um município brasileiro do estado do Amazonas, na Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus, sua população é de 44 071 habitantes, a aproximadamente 852 KM da capital Manaus.

Revista Ação Missionária: Já teve experiência em outro campo da JMN?

Não. Esta é a primeira experiência em um campo missionário da JMN, e tenho grande satisfação por poder ser um participante deste trabalho tão relevante realizado pela Junta de Missões Nacionais junto à Missão maior realizado pela nossa querida IPB de anunciar o genuíno Evangelho e Plantar Igrejas pelo Brasil

Revista Ação Missionária: Como foi a adaptação da família em seu campo missionário?

Chegamos em Lábrea em 06 de janeiro de 2017, graças ao nosso Deus fomos muito bem recebidos pois já existia um trabalho em curso com um grupo Base de aproximadamente 42 pessoas.

Revista Ação Missionária: Quais os pontos fortes do campo?

Aqui em Lábrea o principal ponto é a receptividade ao Evangelho, temos um programa de Rádio com uma audiência de aproximadamente 25 a 28 mil pessoas; através do programa nos tornamos conhecidos rapidamente, pelos moradores, empresários, autoridades e comunidades conseguindo ter acesso facilitado. Estabelecemos um reconhecimento local, fazendo contatos e estabelecendo amizades e relacionamentos e vínculos.

Visitas aos órgãos Públicos e privados (Universidade, Hospital Escolas, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal etc.) buscando desenvolver atividades de visitas e grupos de estudos e reflexões sobre temas diversos.

Distribuições de literaturas para públicos alvos.

Grupos familiares em lares, para estabelecer relacionamentos, reorganizar grupos familiares.

Estabelecer e desenvolver atividades evangelísticas tendo como núcleo central a Igreja e expandindo expansivamente e estrategicamente rua a rua casa a casa até alcançar as famílias ainda não alcançadas. Cada discípulo um discipulador, desenvolvendo o Evangelismo Estratégico Expansivo com vizinhos, colegas de trabalho, escola, faculdade e parentes. Reuniões de oração semanais na Igreja e nos lares. Apoiar iniciativas criativas e norteadas pela Bíblia. Explorar a boa comunicação e utilizando mídias disponíveis. Dar atenção aos visitantes (Ministério de Integração).

Revista Ação Missionária: Quais os desafios para o ano de 2018?

Sem dúvida restaurar os princípios Bíblicos de Família por estudos e discipulado.

  1. Não é praticado o princípio do casamento por maioria dos moradores;
  2. A infidelidade entre os casais mesmo não sendo casados é natural e praticado e incentivado por todos;
  3. Prostituição infantil, em alguns casos as próprias mães? (É o que deduzo para o contexto) oferecem as filhas em troca de ranho (comida de um dia). Exploração sexual de menores;
  4. Troca de casais (troca-se o marido a mulher com uma frequência assustadora);
  5. Pregar o Evangelho, discipular é um desafio porque é comum – esclarecer esta frase) estar na Igreja sem se casar e continuarem prostituindo, tendo relacionamentos extra- conjugais e trocando de parceiros;
  6. Grande é o desafio pelo fato de não aceitarem mudar de vida pois alegam ser a cultura da cidade.

Precisam de restauração os não crentes, em termos de restabelecimento de sua comunhão com Deus por meio de Cristo (regeneração e conversão), e os crentes, em termos de desfrutar da pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo (santificação — 2Co 5.17; 1Pe 1.23; 1Jo 1.9-10; Os 6.3).

Sendo assim, restauração é parte do discipulado, ligada à exortação e disciplina, trata do abandono de padrões pecaminosos (mortificação do pecado) e absorção do padrão de Cristo (Rm 8.1-17, 28-30; 2Co 3.17-18). Isso deve começar em nós (1Tm 4.16). Deus é seu principal agente, e nós somos objetos de sua ação, bem como seus proclamadores e cooperadores.

O cultivo de uma cultura de restauração e mutualidade, para que sejamos uma igreja de oportunidade, atenta às necessidades de nossos membros, frequentadores e vizinhança.

Rev. Adevalmir Teodoro da Silva
Campo de Lábrea – AM