A MISSÃO DA PANDEMIA

Estamos vivendo uma crise mundial com a pandemia Covid-19 ou Coronavírus. Milhares de pessoas já morreram e milhões já foram contaminadas. Os prejuízos econômicos são avassaladores. O ano de 2020, jamais será esquecido. Cremos, porém, que Deus está no controle de tudo. Ele permitiu que essa pandemia viesse sobre nós.

Qual a missão dessa pandemia?

Primeiro: Destruir os nossos ídolos. Todos nascemos idólatras. A nossa mente é uma fábrica perene de ídolos. João Calvino diz: “A mente do homem é como um depósito de idolatria e superstição, de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão”. A ciência, o dinheiro, o poder e o prazer são deuses, na sociedade atual. A pandemia veio com o propósito de desmascarar esses deuses, tal como as “dez pragas” enviadas ao Egito. Um vírus revela que somos tão vulneráveis e que não temos o controle de nada.

Segundo: Motivar o avivamento espiritual. Muitos se voltam para Deus em tempos de crise. O sofrimento nos empurra para Deus. Ele diz: “se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo” (2Cr 7.13). Observe que é Deus quem envia a seca, a praga e a peste. Mas, “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr. 7.14). A pandemia nos leva a convicção de pecados e que estamos doentes espiritualmente. Matthew Henry diz: “Quando os homens começam a se queixar mais de seus pecados do que de suas aflições, começa a surgir alguma esperança para eles”.

Terceiro: Viver o que cremos. A fé sem prática é morta. William Gurnall diz: “Vivemos pela fé; a fé vive pela prática”. Na pandemia, precisamos obedecer a orientação de Deus. Ele irá suprir as nossas necessidades de forma natural e sobrenatural. Deus ordena a Elias, no tempo de seca e fome: “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida” (1Rs. 17.9). Elias obedeceu a ordem de Deus. Na pandemia, precisamos orar e viver as promessas de Deus.  Ele prometeu à viúva: “A farinha da tua panela não se acabará e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra”. (1Rs 17.14) E o milagre aconteceu. Andar por fé significa estar preparado para confiar quando não nos é permitido ver. Na pandemia, devemos crescer espiritualmente, através da fidelidade total a Deus. Ele sempre trabalha para aqueles que nele confiam e esperam. Deus cumprirá a obra missionária por nosso intermédio.

Pandemia é tempo de ganhar almas para Jesus!

Rev. Arival Dias Casimiro

Presidente da JMN