EDITORIAL

Caros pastores, Conselhos e Igrejas,

Estamos diante de uma realidade que impõe sobre todos uma grande responsabilidade.

Nessa edição especial da Revista Novos Rumos, a JMN apresenta a todos uma pesquisa bem ampla feita para descobrir quantas cidades brasileiras ainda não tem uma igreja presbiteriana. E, o objetivo é despertar todos para a grande necessidade de plantar igrejas reformadas em cidades que estão, via de regra, cheias de outras denominações não reformadas.

No Brasil hoje temos 5570 municípios e somadas as 32 Regiões Administrativas do Distrito Federal (cidades satélites), completando o número de 5602 localidades, sendo que, destas, apenas 1364 (24,3%) possuem trabalhos das igrejas presbiterianas, o que deixa um saldo de 3798 cidades para serem plantadas novas igrejas.

A pesquisa completa, pode ser acessada a partir do link disponível no QR CODE, que se encontra publicado na edição especial da Revista Novos Rumos. Lá serão encontrados dados mais amplos de cada Estado e Região.

Estamos diante de um grande desafio, e para vencê-lo, as Igrejas e suas lideranças devem assumir esta responsabilidade se colocar em oração, identificar as cidades de seu Estado com ausência de trabalhos presbiterianos, formar parcerias entre sínodos, presbitérios ou outras igrejas e agências missionárias, para que haja um grande movimento para plantar igrejas reformadas em nossa nação.

O levantamento apresentado, foi elaborado com informações colhidas de órgãos de plantação da IPB como a JMN, PMC e APMT, Presidentes de Sínodos, Secretários Executivos de Presbitérios e uma pesquisa minuciosa nas redes sociais e sites das cidades procurando igrejas organizadas ou nascentes, mas por se tratar de uma busca tão ampla fatalmente encontraremos cidades onde já se tenha uma Igreja Presbiteriana. Assim, pedimos o apoio para aperfeiçoar o trabalho realizado.

Faça a análise das informações de sua região e nos envie sugestões para aperfeiçoamento da pesquisa, por meio do e-mail jmn@ipb.org.br e aos telefones (61) 3247-7714 ou (19) 9.9941-9404.

Faço menção dos nossos pesquisadores: Cryslayne Viana da Costa, Mariana Oliveira dos Santos, João Paulo de Santana, Luís Fernando Santos de Almeida e Reginaldo Rogério Dias da Silva que se empenharam em realizar um trabalho de excelência.

Joelhos no chão! Mãos ao trabalho! E muita disposição para plantar novas igrejas! 

JUNTOS FAZEMOS MISSÕES, MAIS RÁPIDO E MAIS LONGE.

Rev. Obedes Ferreira da Cunha Junior

Secretário Executivo – JMN

Revista 52

Revista 51

Revista 50

Revista 49

Revista 48

Revista 47