AFASTAMENTO  –  POSITIVO  E  NEGATIVO

 

A palavra  “afastamento” é hoje muito repetida em todo o mundo nesta época de pandemia. Num contexto de preservação contra a contaminação do coronavírus, é uma atitude positiva. As autoridades sanitárias mostram o cuidado que devemos ter para não sermos contaminados e nem contaminarmos outras pessoas.

Esse comportamento deve ser tomado por todas as pessoas, evitando-se estar em aglomerações e procurando ‘ficar em casa’. Isso deve acontecer de forma consciente, inteligente e responsável, enquanto durar essa situação, a qual desejamos que acabe logo no Brasil e em todo o mundo.

Mas a mesma palavra “afastamento” é usada para indicar uma atitude perigosa no sentido espiritual, quando o ser humano se afasta de Deus. Diferentemente do sentido anterior, esse é um comportamento irresponsável, que terá consequências duradouras (até que as pessoas se arrependam dos seus pecados) ou eternas (aos que resistirem permanentemente aos apelos para arrependimento de seus pecados).

O pecado é a causa do afastamento de Deus em relação ao homem, ou do homem em relação a Deus. Nós fomos criados para viver em perfeita comunhão com o Senhor, mas o pecado dos nossos primeiros pais causou esse terrível conflito. A santidade de Deus não admite uma convivência com o pecado. “As vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Is. 59.2). A única alternativa para essa quebra de comunhão é o perdão oferecido pela graça divina no sacrifício de Jesus Cristo.

Não pode haver vida verdadeira, alegria, paz e segurança num coração separado de Deus. O salmista clamava “não te afastes de mim, força minha; apressa-te em socorrer-me” (22.19).

Somente da parte de Deus poderia surgir uma atitude de reaproximação, de reconciliação. “Quanto dista o oriente do ocidente, Ele afasta de nós as nossas transgressões”. (Sl. 103.12); “Ele afasta de mim o caminho da falsidade”. (Sl. 119.29); “Ele afasta de mim a falsidade e a mentira”. (Pv. 30.8).

Por outro lado, o ser humano precisa reconhecer sua necessidade de Deus, respondendo as exortações divinas e se afastando das transgressões. “Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes”. (Is. 31.6); “os que se afastam de ti, eis que perecem”. (Sl. 73.27).

Deus quer de nós uma busca permanente de santificação, com coração confiante, perseverante em Cristo Jesus, fiel à sua Palavra. “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”. (Hb. 3.12); “se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (Jo. 8.31). Afastamento social é necessário neste momento. Afastamento de Deus é trágico!

 

 

Rev. Carlos Aranha

(Apoio Pastoral)