O Campo de Abaetetuba teve seu início no mês de julho de 2012, sob a responsabilidade da JMN. Nossa chegada ao campo missionário foi no dia 5 fevereiro de 2019, eu Sandra Nery Marques Sampaio, meu esposo Willy Ribeiro Sampaio e nosso filho, Pedro Alexandre de 9 anos. Elisa Nery nasceu aqui no dia 28 do mês de maio e agora está com 2 anos. Estamos dando continuidade na plantação de uma igreja aqui.
A necessidade de plantar uma Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade de Abaetetuba se dá pelo fato de ser uma cidade com características de catolicismo muito arraigadas, muitas crendices, superstições e também de povo que está tão longe do amor de Deus que parece não se importar com a constante prática do pecado.
Realizar a obra do Senhor não é coisa fácil, mesmo porque Jesus disse que seríamos perseguidos, caluniados e também que teríamos aflições. Mas nós temos que ter bom ânimo, temos que ser fortes e corajosos, pois o Senhor está conosco. Temos que ser alegres, pois a alegria do Senhor é a nossa força e lembrar que se semearmos com júbilo, com júbilo ceifaremos. Todas estas palavras nos dão a lembrança de que o Senhor nos ajuda, nos fortalece e nos sustenta. Por isso as portas do inferno não podem prevalecer contra as portas dos céus.
“Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens”. Rm. 14.18
A nossa congregação é composta de 10 membros comungantes e 5 não comungantes, a frequência média é 15 pessoas nos cultos dominicais. Reunimos em um salão alugado.
Temos o propósito de adquirir um lote para a construção do templo, o que permitirá fixar o nosso local de culto e dar continuidade aos trabalhos que realizamos, sem precisar passar por constantes mudanças, como tem acontecido. Acreditamos que tendo o templo próprio o trabalho será melhor divulgado. No entanto, nosso maior objetivo é alcançar mais as vidas preciosas com a pregação do Evangelho.
Há muitos desafios, pois com a chegada da pandemia, os trabalhos realizados nos hospitais, postos de saúde, escolas, visitas aos lares e discipulados ficaram prejudicados. Com esta situação pandêmica que estamos enfrentando, o nosso encorajamento foi fazer com que a igreja não perdesse o desejo de estar reunida. Também queremos fazer com que os irmãos se envolvam com a evangelização e participem do crescimento da igreja através da consolidação de um grupo familiar, para alcançar mais pessoas. Estamos trabalhando para receber como membros as pessoas que estão sendo discipuladas. Em breve queremos formar uma classe de catecúmenos com aqueles que estão frequentando a igreja, para que possam seguir a Cristo como verdadeiros discípulos. Assim que possível queremos realizar uma EBF para que a nossa igreja se torne mais conhecida e alcançar as crianças da região.
Antes da pandemia realizamos um trabalho com um grupo expressivo de crianças, na periferia da cidade, na casa de uma irmã. Algumas destas crianças e seus responsáveis, participavam dos nossos cultos no templo. Esse trabalho precisou ser interrompido devido ao distanciamento social que se faz necessário neste momento.
Rogamos a Deus para que neste ano de 2021, possamos cumprir o IDE de nosso SENHOR JESUS CRISTO aqui em Abaetetuba. Para que isso aconteça, de um modo extraordinário se faz necessário muita oração e a colaboração de toda a igreja do Senhor. Cremos no único Deus que tem propósito em todas as coisas e que tem os seus eleitos aqui. Isto é o que nos motiva a continuarmos firmes. Em meio às dificuldades, Ele nos ajudará a fazer o que Ele deseja. Continuaremos a pregar.
Contamos com suas orações para que em breve possamos adquirir um terreno para construção do nosso templo. Precisamos estar em oração para que este trabalho cresça e se consolide.
Ore conosco pelas pessoas que estão sendo discipuladas, pelas crianças que estão sendo evangelizadas e suas famílias, pelos membros e os que frequentam as nossas atividades neste campo missionário. Por nós, família missionária para que possamos ser perseverantes neste trabalho e também por nossa saúde, pois eu e meu esposo ficamos com sequelas após contrairmos Covid 19. Pelos estudos do nosso filho Pedro Alexandre e pelo desenvolvimento físico da nossa filha Elisa Nery que sofre de hipotiroidismo.
Abraços dos missionários,
Sandra Nery e Willy Sampaio