Feijó, uma cidade do interior acreano de aproximadamente 34.000 habitantes, que fica a 363 km da capital Rio Branco, com uma cultura atípica fruto daqueles que desbravaram a região, nordestinos (Ceará) e Sulistas (Rio Grande do Sul e Sul do Paraná), mesclada com a cultura de tribos indígenas (Kaxinawás, Jaminawas) que habitavam a região.

Uma cidade quente, com umidade alta, por isso a sensação térmica aumenta. O fuso horário é diferente do horário de Brasília, menos 2 horas. Feijó é terra do açaí, considerado o melhor açaí do Brasil, ele tem uma textura mais grossa e seu sabor é diferenciado dos outros açaís. Uma cidade em franco desenvolvimento socioeconômico, porém muito abaixo da média, já não podemos dizer o mesmo do desenvolvimento sociocultural. Feijó é uma cidade sincretista culturalmente e religiosamente com um misticismo religioso e cultural muito forte, além do nominalismo religioso. Olhando para características como estas, vemos a necessidade do evangelho e de uma igreja com uma teologia relevante.

O começo

Quando chegamos aqui encontramos uma certa dificuldade para entender o modo de viver do Feijoense. Poderia dizer que ainda estamos aprendendo. Nosso primeiro trabalho ocorreu uma semana depois da nossa chegada aqui, com uma reunião informal com a presença de 5 pessoas (com uma leitura da Bíblia seguida de uma reflexão, cantamos uma canção e oração). Nosso segundo trabalho foi uma tarde de alegria com as crianças com a presença de quatro crianças, futuramente tornou-se o nosso trabalho de maior relevância, chegando a ter 60 crianças presentes. Hoje temos a EBD e Culto no domingo, Reunião de Oração e Estudo Bíblico às quartas feiras, trabalho com os adolescentes às sextas-feiras, um programa na Rádio “Boas Novas de Feijó” na 89,5 FM aos sábados. Ainda temos discipulados, apoio às famílias da igreja e das pessoas congregantes.

Alvos e Desafios

Percebemos que pessoas que moram nesta cidade, nunca tiveram conhecimento a respeito da Doutrina Reformada e sua História, nem conhecem sobre a IPB.
Em relação ao sincretismo religioso: Um dos primeiros desafios é mostrar às pessoas a realidade do verdadeiro evangelho. Que não se encontra em qualquer igreja, ou em qualquer templo. Precisamos desmistificar essa ideia.
Outro desafio se dá pela sua cultura, um misticismo cultural muito forte. Os feijoenses acreditam em muitas coisas (crendices e maldições). O desafio é mostrar às pessoas a necessidade de conhecer a Jesus.
Um outro desafio se dá por conta do contexto cultural (moralidade e costumes) famílias mosaicas são normais pois são raros os casos de “família tradicional”, no caso, pai, mãe e filhos. Famílias formadas com filhos de pais diferentes, casais que se juntam e não se casam, esposas que aceitam que os maridos tenham amante; filhos que são entregues pelos seus pais a outras famílias para criar (algo que já vimos acontecer, crianças entregues na maternidade), ou seja, adoção ilegal. Pelo fato de não termos filhos, já nos foram oferecidas crianças.
Dois desafios que estão interligados, baixa renda e baixa escolaridade: encontramos muita miséria aqui, pessoas que não tem o que comer, foi um “choque” a primeira vez que me deparei com isso (constatei isso nas visitas que faço aos moradores. O ensino é fraco, adolescentes leem com muita dificuldade, pessoas acima dos 40 anos são analfabetas. As pessoas não têm perspectiva de vida. Isso faz com que a cidade não cresça e não se desenvolva. Isso não é uma crítica, e sim, uma realidade que temos constatado aqui. Falta de comida e ensino fraco são fatores que influenciam as pessoas na compreensão do Evangelho e da Doutrina Reformada.

Alvos terão de ser repensados pós pandemia, porém, visando os desafios apresentados. Todos sabem que estamos vivendo um momento difícil por conta da pandemia. Tivemos um ano e meio de trabalhos prejudicados por ela e ainda estamos em meio desta pandemia. Toda essa situação aumenta nosso desafio aqui nesta cidade. Nosso alvo é ter uma igreja forte teologicamente que atue e seja relevante na cidade e que coopere no desenvolvimento dela. Para isso precisaremos trabalhar muito, pois há muita coisa a se fazer, também sabemos que não será fácil, contudo, sabemos que Deus nos sustenta e nos capacita.

Pedimos que os irmãos continuem orando pelo nosso trabalho, para que o evangelho seja propagado na cidade.

Como viram, são muitos os desafios em Feijó, mas temos a certeza de que Deus está no Controle. Ele é quem nos ajudará a realizar esta obra. Estamos trabalhando para o seu reino e ele vai nos abençoar.

Orem por nós!

No Senhor da Seara
Rev. Marcus Vinicius Sabino
Campo missionário de Feijó AC JMN IPB