Evangelizar crianças nunca foi tarefa fácil, especialmente hoje em dia, pois, elas possuem muitas necessidades, vêm o mundo de maneira diferente e estão em constante mudança.

Quando atendemos ao chamado para anunciar as Boas Novas de Cristo aos pequeninos e sobre o seu grande amor, devemos estar bem cientes que a seara é grande e são poucos os trabalhadores (Mateus 9:37). No contexto dessa grande seara são muitas as crianças que não são ouvidas ou protegidas como deveriam ser. Deste modo, entendo que elas são alvo do evangelismo para que sejam alcançadas para Cristo na mais tenra idade, através da pregação da Palavra, a fim de que não sejam presas do reino das trevas. Nas Escrituras Sagradas encontramos base para a evangelização dos pequeninos. Vejamos algumas:

  • Os pais são os primeiros responsáveis por ensiná-las nos caminhos do Senhor: “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. Deuteronômio 6:7
  • Evangelizá-las é ordem do Senhor: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15
  • As crianças também necessitam de um Salvador pois são pecadoras: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Salmos 51:5

 

Muitas crianças estão inseridas num contexto familiar onde não recebem segurança, aceitação, nem amor. A Igreja pode apresentar Jesus a cada uma delas, ensinando que “Ele é o caminho, a verdade e a vida”, o Bom Pastor de ovelhas, crendo que o Espírito Santo de Deus agirá no seu devido tempo. Assim, a certeza de pertencer à família de Deus contribuirá para que as crianças inseguras tenham um sentimento de firmeza em tempos difíceis.

As crianças precisam saber que Deus se preocupa com elas e isso lhes trará confiança, autocontrole e disciplina. Devemos ensinar aos pequeninos para que eles conheçam a Jesus através de um ensino dinâmico e verdadeiro, alimentando-os constantemente na fé, para que eles experimentem um crescimento e amadurecimento espiritual ao longo do tempo.

Precisamos de pessoas capacitadas por Deus para se envolverem nessa obra tão importante que é evangelizar crianças.

Precisamos providenciar materiais adequados e adaptados para o ministério infantil.

Precisamos desenvolver um relacionamento pessoal com cada criança respeitando sempre suas particularidades e limitações, lembrando sempre que cada criança é única e nossa tarefa primordial é guiá-la à graça e ao amor de Deus, sabendo que somos completamente dependentes do Espírito Santo.

 

Pressupostos devem ser considerados para que o evangelizador alcance bom êxito nesse desafio:

  • Conhecimento da Palavra de Deus e amor: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15
  • Convicção do chamado de Deus: Aquele que foi chamado pelo Senhor tem um desejo profundo de assumir um compromisso sério com o trabalho. “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8
  • Preparo: Precisamos nos capacitar através da oração, meditação diária da palavra, congressos, para que possamos exercer o trabalho com eficácia. Aquele que ensina, esmere-se no fazê-lo.” Romanos 12:7
  • Intimidade com o Senhor: A oração traz calma, confiança e direção divina. “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” Salmos 42:1-2.
  • Equilíbrio Emocional: Nunca transmita seus problemas pessoais à criança.

 

A criança tem necessidade de conhecer a Cristo. No Novo Testamento, pode-se mencionar a vontade de Deus expressada claramente nas palavras de Jesus: “Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca”. Mateus 18:14

As atitudes de Jesus, para com as crianças, sempre demonstraram sua preocupação e amor com elas, como vemos no relato bíblico:  “E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam […] Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou”. Marcos 10:13-16. Também encontramos no evangelho de Lucas 17:2 que “era melhor alguém perder sua própria vida do que impedir que uma criança chegasse até Deus”.

Evangelizar crianças é um desafio possível! Meu desejo é que todos nós possamos abraçar esse desafio com amor, alegria, dedicação e responsabilidade.

Deus abençoe aos pequeninos!

Missª Fabiana Alves