Nesta edição estaremos conhecendo um pouco mais o nosso missionário Rev. Jorge Luís dos Santos, que completou 65 anos em abril. É casado há 20 anos com a missionária Neli Navarro dos Santos. É membro do Presbitério de Dourados – MS (PRDO).

Chegaram na cidade de Mara Rosa, GO no dia 25 de dezembro de 2018, assumindo o campo com dez membros, visando a revitalização, da igreja. As atividades eclesiásticas têm acontecido com regularidade, tais como: aos domingos 09h Escola Dominical e às 19h30min. Culto de louvor e adoração a Deus. As Terças-feiras, reunião de oração, às quintas feiras estudo bíblico.

 

Novos Rumos: Como foi sua experiência da sua conversão?

Jorge Luís: Minha mãe, Francisca Bernal dos Santos conhecida como Dona Nena, sendo crente nos levava para a igreja enquanto pequenos, quando completei 14 anos de idade preferi sair, fiquei fora até os 30 anos de idade, quando a maravilhosa graça de nosso Senhor me trouxe de volta e em 16 de agosto de 1987 fiz minha publica profissão de fé e fui batizado na IPB de Itaquaquecetuba juntamente com meus filhos: Sérgio e Janaína.

 

Novos Rumos: Fale brevemente sobre seu chamado ao ministério?

Jorge Luís: Após a pública profissão de fé, tive o privilégio de crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pensando em me tornar Presbítero, estudei por dois anos no Instituto Bíblico na IPB de São Miguel Paulista, SP. Porém o Senhor teve mais para mim! Enviou-me para o Instituto Bíblico Eduardo Lane – MG (IBEL) onde fiquei por três anos. Agradeço de todo coração a Deus que possibilitou a ida de minha filha Janaina comigo, ao preparar a família do irmão Otimar Carlos Daniel, para hospedá-la. Meu filho Sérgio permaneceu em SP cuidando da oficina que tínhamos.

 

Novos Rumos: Como foi seu preparo antes de seguir para o campo?

Jorge Luís: Após ter concluindo o IBEL, fui enviado para a Missão Caiuá -MS. Lá conheci a Neli. Após um ano começamos a trabalhar com a IPB de Amambai – MS, a qual me apresentou com candidato ao sagrado ministério em 04 de dezembro de 2001. Tornei-me Candidato pelo PRDO de 2003 a 2006, onde cursei o Seminário Presbiteriano Brasil Central – GO (SPBC). Fiquei licenciado de 2007 a 2008, e fui ordenado pelo PRDO em 10 de janeiro de 2019. Assim, sem perceber, fui conduzido pelo Senhor ao Sagrado Ministério, onde até hoje estou servindo a meu Deus e sou grato, pois sem nenhum mérito tem me sustentado!

 

Novos Rumos: Quais são os maiores desafios para a evangelização na cidade onde está atuando?

Jorge Luís: Um dos nossos desafios tem sido o grande número de igrejas que pregam um falso evangelho, onde a Palavra de Deus não é a única regra de fé, onde as ordenanças do Senhor Jesus Cristo não são cumpridas e a falta da disciplina que leva o povo a continuar vivendo de uma maneira que não agrada a Deus.

Diante disso somos dia a dia desafiados a proclamar a verdade, pois somente a verdade os libertará.

O outro desafio é conscientizar o povo escolhido de Deus a viver de uma maneira que agrade ao Senhor, não apenas com palavras, mas de fato e verdade, sabendo que Deus já nos capacitou para fazermos a Sua vontade quando através do Espírito Santo, transformou nossa mente e coração.

 

Novos Rumos: Fale sobre o projeto que tem desenvolvido para o crescimento e consolidação da igreja?

Jorge Luís: Discipulado, programação aos sábados Cine/igreja após o filme há o debate e a confraternização. Gincana Bíblica com igrejas irmãs, como meio de estarmos com: Crianças, adolescentes, adultos e principalmente com o intuito que os irmãos tenham oportunidade de trazer seus familiares e colegas à igreja.

Curso profissionalizante: elétrica residencial e conserto de eletrodomésticos, visando estar juntos e aprendendo uma profissão. Temos ajudado os que precisam, consertando seus eletrodomésticos apenas com o custo das peças.

 

Novos Rumos: Quais objetivos já foram alcançados?

Jorge Luís: Tivemos o discipulado por sete meses, contamos com a participação de 10 pessoas, sendo que três são membros da igreja. No curso profissionalizante contamos com a participação de sete pessoas sendo duas membros da igreja.

 

Novos Rumos: Quais são alguns resultados que considera importante do tempo de trabalho?

Jorge Luís: Nosso Deus por sua fidelidade tem abençoado sua igreja com crescimento. No dia 24 de novembro de 2019 recebemos os irmãos: Alessandra, Dhiony, Giselly, Guilherme e Maykon vindos de outra denominação, sendo que Alessandra, Dhiony e Guilherme fizeram o discipulado. Após terem feito o discipulado e o curso de catecúmenos recebemos os irmãos Gerliane, João Victor, Lucirlene e Paulo por pública profissão de fé e batismo. Recebemos também por batismo as irmãs não comungantes: Izzie e Maria Luisa.

Destes os irmãos João Victor e Paulo fizeram o curso de eletrodomésticos.

 

Novos Rumos: Que estratégias são usadas para atingir os objetivos?

Jorge Luís: Posso definir as estratégias com poucas palavras que podem muito bem ter o mesmo significado. São elas: Ajuda, apoio, socorro e suporte. Creio não ser exagero dizer que as maiores necessidades das pessoas são de ajuda, vocês irão concordar comigo que isso é o que mais ouvimos: “Ah como gostaria que alguém me apoiasse em tal e tal coisa, que estou querendo fazer, mas não posso!”

 

Novos Rumos: Como as igrejas e sociedades internas poderiam apoiar este ministério?

Jorge Luís: O apoio que mais necessitamos é as orações dos amados irmãos.

 

Novos Rumos: Uma palavra para os pastores e líderes das igrejas.

Jorge Luís: Continuemos o trabalho com grande amor e temor sempre dando o melhor de nós lembrando sempre que foi exatamente para isso que recebemos O Melhor Presente, a Vida Eterna, enquanto o que merecíamos era a condenação eterna.