Base Bíblica:1 Reis 18

Versículo para memorizar: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” Lucas 4:8

 

A Bíblia nos ensina que existe apenas um único Deus que nos ama muito e que nos ajuda sempre que precisamos. Um Deus que nos ouve e cuida daqueles que confiam nele e andam em seus caminhos.

 

Vejamos o que aconteceu

1-        Elias era um homem que confiava e andava com Deus.

Ele era um profeta, um homem que conversava todos os dias com o Senhor, por isso Elias fazias coisas maravilhosas com a ajuda de Deus e Deus fazia coisas maravilhosas na vida de Elias.

2-        Os israelitas estavam sendo enganados e adoravam falsos deuses.

No tempo do profeta Elias, os israelitas – o povo de Deus – começou a ser enganados pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel, que adoravam esses deuses e muitas pessoas seguiram os reis, se afastando do Deus verdadeiro e desobedecendo o que o Senhor havia ensinado.

3-        O recado de Elias para o rei Acabe.

O desejo do profeta Elias era que toda a nação de Israel voltasse a adorar ao único Deus verdadeiro. Então ele chamou o rei Acabe e disse:

– Fale para todas as pessoas de Israel e a todos os profetas de Baal e de Aserá para ir ao monte Carmelo encontrar comigo.

O rei Acabe fez conforme Elias pediu e o povo se reuniu no monte Carmelo para escutar o profeta Elias.

4-        A prova.

Elias disse ao povo:

– Vocês precisam decidir entre Deus e Baal e adorar apenas um. Por isso hoje faremos uma prova, para que todos saibam quem é o verdadeiro Deus.

Elias continuou explicando:

– Baal tem 450 profetas, mas eu sou o único que restou dos profetas do Senhor. Tragam dois novilhos. Escolham um, cortem em pedaços e coloquem sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu também prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que responder com fogo esse será o DEUS VERDADEIRO.

5-        A resposta de Deus.

Os profetas de Baal clamaram alto e nada aconteceu, chegaram a se machucar para ver se Baal os ouvia, até que chegando à tarde desistiram de invocar.

Elias pediu a algumas pessoas para o ajudar a construir um altar e cavassem um buraco em volta; pediu para derramarem água de maneira que até o buraco em volta ficou cheio. Então Elias levantou as mãos para os céus e orou:

– Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo e que fiz todas essas coisas por tua ordem. Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo saiba que tu és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti.

Ao terminar de orar, Deus mandou fogo do céu no mesmo instante. E todos souberam que só existe um Deus.

 

Aplicação

Todo o povo de Israel acreditou que só existia um único Deus e passou a adorá-lo. Assim como Elias, nós também precisamos ter coragem para crer em Deus e obedecer, mesmo que outros duvidem ou não creiam em Deus.

Há somente um Deus verdadeiro e que nos escuta quando clamamos. É a Ele que devemos adorar e prestar o nosso culto.

Que o Senhor nos ajude a sermos sempre fiéis!

 

Atividade 

Encontre os 7 erros comparando os desenhos:

Miss. Priscila O. da Paz Vargas
Campo Corrente – Piauí